O diabete mellitus atinge aproximadamente 463 milhões de pessoas em todo mundo e a maioria são portadores do diabetes mellitus tipo 2. Nos últimos anos a idade de início do diabetes tem diminuído, tornando-se comum na adolescência. O mellitus tipo 2 é considerado consequência dos fatores genéticos e ambientais, ou seja produtos de uma predisposição genética e uma má qualidade de vida.
A ingestão crônica de calorias em excesso é um dos fatores ambientais mais prejudicial, pois acarreta o aumento da massa gorda, consequentemente altera a composição corporal, deixando o metabolismo da glicose mais lento, somado ao sedentarismo pode gerar um aumento do peso, levando a obesidade e aumentando o risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2.
A melhor forma de prevenir o diabetes é ter uma alimentação de qualidade e adequada em quantidades, aumente o consumo de grãos inteiros e de gorduras poli-insaturadas. Além de consumir diariamente proteínas como salmão, sardinha, fontes de ácidos graxos ômega-3, ovos podem reduzir o risco de doenças cardíacas, inflamação e melhorar a sensibilidade à insulina.
O azeite de oliva extravirgem contém ácido oleico, que é uma gordura monoinsaturada e ajuda a controlar a os níveis glicêmicos. Todos esses fatores e alimentos alinhados a prática de exercícios, não ingestão de bebidas alcóolicas e não fumar são as melhores estratégias para prevenir e tratar a diabetes mellitus tipo 2.
Comments