top of page
Buscar
  • Foto do escritorElisa Lerch

Enxaqueca e alimentação

Atualizado: 19 de nov. de 2021

A enxaqueca é uma dor de cabeça recorrente, seus sintomas envolvem: fotofobia, náuseas e vômitos. Esse problema atinge cerca de 15% da população brasileira, principalmente as mulheres. Estima-se que 20% das enxaquecas sejam causadas pela sensibilidade a alimentos, por este motivo venho através desta publicação te mostrar alimentos que devem ser evitados e os que devem ser incluídos na alimentação.

Foto: Pixabay

Alimentos que devem ser evitados❌:

-O chocolate deve ser evitado, pois é rico em tiramina, feniltilamina, teobromina e cafeína. É um dos principais alimentos associados a enxaqueca pois ele muda o fluxo sanguíneo cerebral e liberação de norepinefrina.

-O leite e seus derivados também devem ser evitados pois são ricos em tiramina, que é uma aminoácido natural que faz a pressão arterial subir, podendo acarretar as dores de cabeça

-Bebidas alcoólicas: o álcool é vasodilatador e esse efeito provavelmente é um dos maiores responsáveis pela enxaqueca.

-Café: a cafeína presente no café provoca a compressão das artérias, podendo causar a enxaqueca.

-Presunto e linguiça: são embutidos, alimentos que também são ricos em tiramina, que aumenta o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro, podendo levar a dor de cabeça.


Alimentos que devem ser inclusos na alimentação✔️:

-Alimentos que sejam antioxidantes e anti-inflamatórios afim de reduzir o estresse oxidativo e a inflamação, como: chá verde, frutas vermelhas, abacate, gengibre.

-Alimentos ricos em fibras, pois eles ajudam a manter os níveis de glicose no sangue estáveis e por isso previnem a dor de cabeça .


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page