Vivemos em uma sociedade onde as pessoas valorizam muito a imagem e as mulheres são bastante cobradas em relação aos padrões, padrão esse que nunca se consegue atingir, sempre vai ter algo que está precisando de mudança. O fato da mulher não conseguir ter o corpo visto como ideal acaba afetando sua saúde mental e essa cobrança em um nível extremo pode gerar distúrbios como bulimia, anorexia, alterações no humor, depressão e ansiedade. Essa idealização do corpo é algo histórico que acompanha nossa sociedade em diferentes períodos, vemos isso quando o corpo considerado “ideal” muda de acordo com a época.
A concepção de beleza se torna ainda mais complexa na sociedade em que vivemos hoje, onde nas mídias sociais observamos várias influenciadoras que repassam a imagem de corpo perfeito, de que procedimentos estéticos são a solução, então muitas mulheres que não conseguem alcançar essa imagem que é vendida acabam se sentindo frustradas, incapazes e cada vez menos satisfeitas com o que veem. Por isso é tão importante desenvolver o autoconhecimento, descobrir os desejos, vontades, o que te faz e o que não te faz bem, para que assim possa ser possível discernir se está fazendo aquilo por você ou somente para agradar os outros. Ou seja as mulheres acabam querendo alcançar essa imagem criada e difundida do corpo ideal, porém na prática a melhor forma seria exercitar o autoconhecimento e assim poder se entender melhor, definir suas metas, planos, onde ela quer chegar, a mulher que ela pretende se tornar, ser o seu próprio espelho e motivação e não querer ser o reflexo de corpos “não reais”.
Durante o período menstrual os hormônios aflorados tornam esse processo ainda mais complexo, a crise de autoestima atinge muitas mulheres nesse período, por estarem mais sensíveis, corpos mais inchados, então acabam não gostando da imagem que veem, por isso a importância de entender nosso corpo e de que isso é processo natural que toda mulher passa e sempre ter em mente que somente elas podem fazer algo para melhorar o corpo e a vida.
Comentários