A creatina é um suplemento alimentar que ajuda no ganho de massa magra, aumenta a fibra muscular e aumenta o desempenho físico. Os efeitos colaterais da creatina mais comuns são: náuseas, diarreias, câimbras e desidratação. Existem alguns estudos que ainda afirmam a correlação do uso da creatina com a incidência de cálculos renais e em pessoas asmáticas essa substância pode piorar o caso da doença.
Sua dose diária varia de acordo com cada indivíduo, mas alguns atletas costumam consumir de 2 a 3g por dia da creatina. Deve-se procurar a orientação nutricional pois existem algumas formulações que são de baixa qualidade e podem trazer danos ao organismo, o indivíduo só pode consumir a creatina quando tem um consumo proteico adequado, para que ocorra o processo de recuperação muscular e ingerir bastante água, evitando assim problemas renais.
Lactantes e gestantes não podem consumir a creatina, pois ainda não foram realizados estudos com esse público específico. Sua ingestão também não é orientada para crianças, adolescentes e diabéticos, pois o uso da creatina pode sobrecarregar os rins.
Comments