top of page
Buscar
  • Foto do escritorElisa Lerch

Sono e emagrecimento

Como anda seu sono?

Um sono de má qualidade impacta no apetite e no gasto energético, o que pode resultar em ganho de peso. Noites de sono mal dormidas ativam com mais intensidade, a área cerebral responsável pelo apetite. Pesquisas indicam que dormir menos de cinco horas, ganha um sobrepeso de 36% em comparação com quem dorme duas ou três horas a mais.

Quando o sol se põe, os níveis de melatonina, neurotransmissor que dispara o sono, começam a aumentar, enquanto a concentração de cortisol, hormônio associado ao estado de alerta e ao estresse, cai paulatinamente. A liberação de serotonina, outro neurotransmissor que regula, além do sono, o apetite e o ritmo circadiano (mecanismo que ajusta o relógio biológico), também diminui, preparando o corpo para o repouso restaurador.


Ao dormir menos de 7 /8 horas por noite, os níveis de leptina que é um hormônio que estimula o gasto calórico, atuando no metabolismo da glicose e promovendo sensação de saciedade, diminuem ; enquanto que os níveis de Grelina que estimula o apetite, aumentam.

👉🏻Quando você dorme cerca de 4 horas por noite (que é considerado baixo nível de sono), a vontade de comer alimentos calóricos, ricos em carboidratos, como doces e massas, aumentam muito mais.

👉🏻Um outro hormônio também sofre alterações por noites mais dormidas. O GH, mais conhecido como hormônio do crescimento, tem seu pico de secreção durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após a pessoa dormir. O GH, ajuda a manter o tônus muscular evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page